Objetivos da Capacitação: apresentar aos participantes novas ferramentas, procedimentos e informações que tornem o processo de produção do artigo científico, assim como a submissão do mesmo, mais rápido e eficiente. Aumentar o fator de impacto dos artigos produzidos a partir da melhoria da qualidade dos mesmos. Isso pode ser alcançado por meio da forma como o artigo é apresentado, bem como das escolhas relativas à formatação e publicação do artigo.

Duração: 16 h em dois dias seguidos.

Ministrante: Pesquisadora da Publicase – Comunicação Científica

Marcia Triunfol Elblink, PhD - Editora e Diretora Científica, possui doutorado em Biologia Molecular pela Universidade Federal Fluminense (1999) e John Hopkins University (doutorado sanduíche), e pós-doutorado no National Cancer Institute, que é um dos institutos que integra o National Institutes of Health, nos Estados Unidos. Após trabalhar mais de 10 anos como pesquisadora, mudou os rumos de sua carreira, tendo se especializado em comunicação científica (educação, redação, e divulgação). Trabalhou 4 anos como editora associada na American Association for the Advancement of Science/Science Magazine e um ano como editora científica no National Center for Biotechnology Information (NCBI).

 

Metodologia: palestras e exercícios

Público alvo: docentes em atividade na USP, pós-doutorandos registrados na USP, alunos de doutorado regularmente matriculados em um Programa de Pós-Graduação na USP. Esta primeira série de workshops se destina aos pesquisadores das áreas de ciências da vida e saúde que necessitam publicar seus resultados em revistas indexadas, especializadas e internacionais.

Número de vagas: 50.

Material para o curso: os participantes receberão material contendo exercícios e informações apresentadas na capacitação. É desejável que os participantes levem seus rascunhos, dados, tabelas e referências de sua pesquisa para redigir seu artigo. Recomenda-se que os participantes tragam Notebook para uso próprio ou para ser usado em grupos que poderão ser constituídos durante o workshop.

 
 

© 2011 - SIBi/USP - Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo